Em sua primeira competição no Brasil desde que passou a representar o país no circuito mundial de surfe, Luana Silva ficou com o vice-campeonato do QS 5000 Saquarema Surf Festival, parte do calendário do Qualifying Series, que coloca em jogo vagas para a divisão de acesso da World Surf League (WSL). Filha de pais brasileiros nascida no Havaí, ela acabou superada na final pela peruana Daniella Rosas, algoz de Sophia Medina na semifinal. Em outra disputa entre Brasil e Peru, no masculino João Chianca também ficou com o vice após perder para Miguel Tudela.
Duas finais para Luana
Luana encarou uma maratona neste domingo. Começou o dia disputando a primeira semifinal do QS e se garantiu na decisão ao derrotar a equatoriana Dominic Barona com duas boas ondas que valeram notas 7,00 e 6,50, somando 13,50, contra 12,13 da rival. Também classificada para a final da categoria Pro Junior, ela voltou à água para disputar o título, mas acabou ficando em quarto lugar – a brasileira Laura Raupp foi a campeã. Na outra bateria da semifinal do QS, Sophia Medina esteve perto de garantir uma final totalmente brasileira, mas acabou superada por Daniella Rosas na reedição da decisão de 2021 em Saquarema.
Na final, Luana encontrou duas boas ondas (6,33 e 4,93), mas viu Daniella assumir a liderança com um 7,12 e 5,93. Para completar, fez uma interferência a sete minutos do fim, quando a rival tinha a prioridade, e perdeu sua segunda melhor nota, terminando a bateria com apenas 6,33, contra os 13,10 da peruana, que ergueu o troféu.
Luana, que já disputa etapas do Challenger Series e hoje ocupa o nono lugar no ranking, anunciou que passaria a representar o Brasil em competições em setembro. A surfista chegou a competir no Championship Tour, a elite do circuito mundial, neste ano, mas acabou sendo eliminada no corte que aconteceu meio da temporada.
Fonte: Globo Esporte