O dólar avançava frente ao real na manhã desta quinta-feira (2), em linha com o sentimento cauteloso no exterior após surpresa para cima em dados de inflação da zona do euro. Investidores também digerem dados sobre a atividade econômica brasileira no quarto trimestre de 2022.
Às 9h50 (horário de Brasília), o dólar à vista subia 0,37%, a R$ 5,211 na venda.
O dia promete volatilidade no mercado financeiro. Bolsas ao redor do mundo estão todas no negativo com a perspectiva de aumento da taxa de juros pelo Federal Reserve System (Fed, o banco central dos Estados Unidos), enquanto, por aqui, o cenário político continua quente em meio a destaques corporativos.
A repercussão do PIB brasileiro também deve seguir no radar. Segundo dados do IBGE, a economia nacional caiu 0,2% no quarto trimestre e fechou 2022 com alta de 2,9%. Os dados vieram praticamente em linha com o projeto.
O crescimento anual foi puxado por altas no setor de serviços e indústria que, juntos, representam cerca de 90% do indicador. A agropecuária, por sua vez, teve resultado negativo no ano passado.
Na véspera, a moeda americana à vista fechou o dia cotado a R$ 5,191, em baixa de 0,66%.
O Banco Central fará neste pregão leilão de até 16 mil contratos de swap cambial tradicional para fins de rolagem do vencimento de 3 de abril de 2023.
*Com informações de Muriel Porfiro, da CNN, e da Reuters
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dólar abre em leve alta, com cautela externa e dados do PIB no radar no site CNN Brasil.


